Menu Fechar

DE VIANA DO CASTELO ATÉ À SELEÇÃO A

DE VIANA DO CASTELO À SELEÇÃO A Pedro Neto

Pedro Lomba Neto, nasceu a 9 de março de 2000 e é atualmente extremo da equipa mais portuguesa da Premier League, o Wolverhampton. Natural de Viana do Castelo, não foi o futebol a sua primeira paixão, mas sim o hóquei onde iniciou com 3 anos por influência do seu pai, antigo hoquista do Óquei de Barcelos, e também fez natação.

Iniciou o seu percurso futebolístico com 10 anos, na época 2008/2009,  exatamente na cidade onde nasceu, no Sport Clube Vianense, onde teve duas épocas. De seguida foi jogar para a Perspectiva em Jogo – Associação Desportiva, clube também do distrito de Viana onde esteve 3 épocas, sendo que na última época era SUB13 e jogou 31 jogos onde marcou 14 golos jogando com a equipa SUB15.

DE VIANA DO CASTELO À SELEÇÃO A Pedro Neto

O destaque foi grande e chamou a atenção do departamento de Scouting do SC Braga procedendo à sua contratação na época 2013/2014 para a equipa SUB14. Tudo parecia natural para Pedro Neto, até que iniciou a sua época SUB17 e o destaque foi enorme. O miúdo canhoto começou a colocar toda a sua irreverência em campo, endiabrado nos seus duelos individuais de 1×1, velocidade, bravo na hora de encarar os adversários e provocador nas zonas de confronto no corredor central eram as suas principais características.

Iniciaram as idas à seleção SUB17 fazendo a sua estreia como internacional no dia 1 de dezembro de 2016 frente aos EUA. A ascendência foi grande, o que motivou os blaugranas a observarem atentamente e tentarem a sua contração, porém António Salvador conseguiu segurar o jovem prodígio fixando-o com uma cláusula de 20 milhões.

DE VIANA DO CASTELO À SELEÇÃO A Pedro Neto

Estreou-se na 2ª LIGA pela equipa B a 7 Maio 2017 na derrota por 3-2 frente ao FC Porto B onde entrou aos 57 minutos e aos 58 assistiu o seu compatriota da altura, Francisco Trincão. A estreia na 1ªLIGA surgiu na semana seguinte frente ao CD Nacional, lançado por Abel Ferreira entrou aos 72 minutos e marcou aos 81. Todo o seu potencial e valor estavam a ser afirmados verdadeiramente no clube minhoto.

DE VIANA DO CASTELO À SELEÇÃO A Pedro Neto

Na época seguinte realizou ainda um jogo pela equipa principal contra o Benfica, mas foi contratado pela Lazio, tendo tido grande destaque na imprensa italiana à sua chegada. A época não correu bem para Neto em solo italiano, pois não jogou na Serie A, na equipa principal, tendo-se mantido na época seguinte onde disputou 5 jogos. Depois do grande destaque em SUB17, o jovem não estava de facto a ter a notoriedade esperada, pois a aposta era mínima. Foi nessa altura que o Wolverhampton o contratou (2019/2020) e logo na primeira época realizou 44 jogos onde marcou 5 golos.

DE VIANA DO CASTELO À SELEÇÃO A Pedro Neto

Todo o seu potencial estava a ser exibido no segundo ano de regresso do Wolves à Premier League. Pedro fez uma grande época numa equipa com vários portugueses e com o treinador Nuno Espírito Santo. O bom momento manteve-se esta época com 8 jogos e 1 golo, indo também à seleção SUB21 e valendo agora a confiança de Fernando Santos, dando oportunidade de Pedro Neto realizar a sua estreia como internacional A. Esta semana Pedro Neto foi destacado como os jogadores mais valiosos nascidos depois de 2000, num estudo do Observatório do Futebol que foi efetuada com base nas cinco principais ligas de futebol na Europa: Itália, Inglaterra, Espanha, Alemanha e França.

DE VIANA DO CASTELO À SELEÇÃO A Pedro Neto

Esta é uma história real que demonstra que não importa em que parte do país vives, que não precisas de começar a jogar com 4 anos ou que não precisas de iniciar a tua formação num clube com uma enorme dimensão para alcançares o teu sonho e até mesmo chegares à seleção A.

Gostos: Jogar Playstation, perfumes e cheirar bem.
Não gosta: Brócolos e Lampreia.
“Eu tenho que ser o melhor naquilo que faço, eu tenho que ser o melhor de mim” 17 de maio de 2019

Posted in Formação, Inglaterra, Seleção Nacional 🇵🇹